Aqui está o guia definitivo para você montar sua loja virtual com sucesso:

  1. Decida seu nicho de produto.
  2. Encontre a melhor plataforma de comércio eletrônico.
  3. Crie um Plano de Negócios.
  4. Selecione um Nome e Domínio.
  5. Localize e vete seus fornecedores.
  6. Crie seu site com um construtor de lojas online.
  7. Adicionar produtos e descrições.
  8. Inicie sua loja online.
  9. Comece o Marketing em Massa.
  10. Revisar, Reinventar e Renovar.

Decida seu nicho de produto

Enquanto alguns empreendedores criativos já sabem o que querem vender, você pode não ter ideia. Mas essa é a parte divertida – descobrir seu produto e nicho.

Então, o que queremos dizer com nicho? Quando você está começando uma loja virtual, incluindo butiques de moda, você não deve tentar atrair todos. Você quer atingir uma pequena seção especializada da população, seja roupas de crianças, colares customizados à mão ou roupas e acessórios masculinos.

Além disso, pense no seu cliente ideal. Mantenha-os em mente para que você possa garantir que os produtos que você oferece os mantenha interessados.

Por exemplo, se você decidir vender shorts e camisas atléticas masculinas, não faria sentido então expandir para vender maiôs femininos. No entanto, faria sentido oferecer acessórios como meias, jaquetas e sapatos.

Outra coisa importante a ter em mente é o valor do cliente. É muito mais difícil conseguir um novo cliente do que vender para um cliente existente.

Para maximizar seus lucros e crescer sua boutique online, você idealmente vai querer oferecer produtos que mantenham seus clientes voltando para carregar novos produtos em seu carrinho de compras.

Encontre a melhor plataforma de comércio eletrônico

Agora que você tem um produto para vender, é hora de construir sua loja. Para empresas online, isso significa suas plataformas de comércio eletrônico. E existem algumas ótimas opções que facilitam a construção de um site de comércio eletrônico — mesmo quando você não tem experiência.

“Você quer um bom parceiro que não só será o certo para você, mas forneça soluções para você escalar. Não é impossível mudar de plataforma, mas é muito trabalho e você faz um grande investimento montando seu negócio online. Então, ter certeza de que você tem o parceiro de plataforma certo é a coisa número 1 que deve ser vista e finalmente, tomar uma decisão.” — Shayda Torabi, Proprietária, ComShaydaRestartcbd

Seja funcionalidade, recursos de checkout, WordPress ou preços, empresas como BigCommerce, Shopify e WooCommerce oferecem várias opções de plataforma de comércio eletrônico.

Crie um Plano de Negócios

A seguir, está criando seu próprio plano de negócios. Este será o seu guia que estabelece seus objetivos e os passos que você vai tomar para alcançá-los. Você pode então mostrar seu plano de negócios para investidores e bancos quando estiver pronto para obter assistência financeira adicional.

Aqui estão alguns dos principais elementos que você deve no plano de negócios da sua loja online:

1. Pesquisa de Mercado.

Você provavelmente fez algumas pesquisas de mercado quando estava decidindo sobre seu produto e nicho, mas agora é hora de mergulhar ainda mais no seu público-alvo.

  • Crie personas de compradores — Realmente pense nos clientes específicos que você deseja que comprem seus produtos. Você pode incluir informações demográficas, como idade, localização geográfica e renda. Em seguida, dê um passo adiante e documente quais plataformas de mídia social preferem, em quem eles mais confiam em informações de produtos e informações sobre seu estilo pessoal.
  • Faça uma Análise de Mercado — É onde você pode determinar se há um mercado para o seu produto, quão grande é o mercado atual e quão rápido o mercado está crescendo. Certifique-se de encontrar dados numéricos para fazer backup de suas reivindicações.
  • Pesquisa completa de palavras-chave — Como você fala sobre sua ampla e seus produtos faz uma grande diferença quando você está tentando fazer com que as pessoas o encontrem. Você quer realizar pesquisas de palavras-chave para garantir que você está usando a terminologia correta. Isso também ajudará com seu SEO quando você estiver construindo sua loja online.
  • Realize uma Análise SWOT — Esta é uma ótima técnica para dimensionar sua concorrência. Primeiro, você pode identificar seus principais concorrentes. Então, você cria uma tabela que revisa pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isso vai ajudá-lo a se posicionar no mercado contra concorrentes.

2. Modelo de negócio.

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Uma vez que você tenha uma boa compreensão do seu cliente ideal e do mercado geral, é hora de decidir sobre um modelo de negócio. O modelo que você escolher também ajudará a informar que tipo de licenças comerciais você precisará.

Quando se trata de roupas e acessórios, a maioria dos varejistas online e atacadistas se enquadram em uma dessas categorias:

  • Print On Demand — Para este modelo de negócio, você está simplesmente adicionando algum tipo de logotipo ou design a um item de roupa quando um cliente faz um pedido. E você pode fazer isso sozinho ou usar uma impressora de terceiros.
  • Custom Cut and Sew — Este é o mais trabalhoso e caro dos modelos porque você está fazendo tudo sozinho ou pagando outra pessoa para fazê-lo para você.
  • Private Label — Private label, também às vezes chamado de white label, significa que você está fazendo parceria com uma empresa de fabricação que faz o produto. Então, você pode adicionar sua marca.
  • Dropshipping — Esse requer o menor investimento, mas enfrenta a competição mais difícil. É um método de cumprimento de pedidos que permite que seu negócio faça parceria com um fornecedor de atacado para exibir e vender seus produtos em sua loja online.

3. Planejamento Financeiro.

Como Montar Sua Loja Virtual Com Apenas 10 Passos

Esta é a parte do seu plano de negócios onde você estima seus custos e suas receitas. Aqui estão algumas perguntas que você vai querer responder:

  • Quanto dinheiro você está investindo versus o que você precisa de uma fonte externa?
  • Que despesas você está antecipando (por exemplo, produção, transporte, materiais)?
  • Como você vai precificar seus produtos?
  • Quanta receita você espera ganhar no primeiro ano?

Se você não tem certeza de como calcular esses números, esta é uma excelente oportunidade para entrar em contato com sua rede e ver se alguém pode ajudá-lo a planejar suas finanças.

4. Estratégia de Marketing.

Finalmente, você pode definir uma estratégia de marketing de alto nível. Embora exista um marketing básico que todo empresário deve fazer, esta é a sua oportunidade de definir sua estratégia de lançamento.

Por exemplo, você pode querer se concentrar fortemente no marketing de influenciadores para criar antecipação e excitação. Você pode colaborar com micro-influenciadores para promover o lançamento de sua boutique online em suas plataformas de mídia social.

Você também deve garantir que você tenha um comunicado de imprensa ou algum tipo de plano para o grande anúncio.

Como existem tantas maneiras de comercializar o seu negócio, você quer reduzi-lo no início e focar nos canais que terão o maior impacto para seus clientes-alvo imediatamente.

Selecione um nome e domínio

Como Montar Sua Loja Virtual Com Apenas 10 Passos

Agora, é hora de tornar seu negócio de roupas realidade dando-lhe um nome. Embora você não tenha necessariamente que manter esse nome para sempre, pode ser extremamente caro remarcar. Então, definitivamente use essas dicas quando você está pensando sobre como você vai nomear sua loja online.

1. Originalidade.

Você quer se destacar da multidão, então certifique-se de escolher um nome original. Volte e visite seu cliente ideal. Com o que eles se importam? Pode amarrar isso na sua marca? Toque no aspecto emocional e aspiracional do seu negócio de comércio eletrônico para ajudá-lo a chegar a um nome único.

2. Personalidade.

Além de ser original, você quer que sua marca tenha alguma personalidade. Infundir-se e quem você é no nome. Por exemplo, se você está vendendo camisetas com palavras engraçadas sobre eles, venha com uma marca que vai fazer as pessoas rirem! Isso vai ajudá-lo com a próxima dica.

3. Memorável.

Uma vez que você tenha reunido algumas ideias que são únicas e personáveis, a próxima dica é garantir que as pessoas se lembrem disso. Claro, você não quer ser lembrado pelas razões erradas. Portanto, esta é mais uma oportunidade para entrar em contato com sua rede e obter feedback sobre seus caminhos. Dessa forma, se há algo que você não conta, como como seu nome pode se traduzir para uma audiência em outro país, você pode mudá-lo agora antes de fazer qualquer investimento.

4. Disponibilidade.

Mesmo que você tenha criado o nome perfeito e incrível para sua loja, você não pode fazer nada com ele se ele não estiver disponível. Verifique se há marcas comerciais, disponibilidade de nomes de domínio, alças de mídia social existentes e muito mais para garantir que você possa prosseguir com o nome da sua empresa.

Localize e vete seus fornecedores

Como Montar Sua Loja Virtual Com Apenas 10 Passos

É aqui que seus produtos ganham vida. Porque mesmo que você esteja fazendo tudo sozinho, você ainda precisa de suprimentos. E você quer ter certeza que você está equilibrando a qualidade dos suprimentos com o seu orçamento.

Além disso, você quer ter certeza de que este é um negócio (ou uma pessoa) com o qual você pode ter um bom relacionamento, já que você estará trabalhando com eles com frequência.

Aqui estão algumas coisas a considerar quando você está examinando fornecedores:

1. Qualidade.

A qualidade do produto está nos padrões da sua boutique? Solicite amostras para ter uma ideia melhor de como os produtos ficarão e se sentirão.

2. Nível de suporte.

Você vai ter uma pessoa pontual para falar toda semana ou mês? Certifique-se de ter uma conversa com eles para que você possa avaliar seu estilo de comunicação.

3. Análises do Fornecedor.

O fornecedor tem histórico de sucesso? Verifique online se há avaliações ou entre em contato com sua rede para ver se alguém já trabalhou com eles antes.

Crie seu site com um construtor de lojas online

Como Montar Sua Loja Virtual Com Apenas 10 Passos

Você tem seu produto, sua plataforma de comércio eletrônico e seu nome de negócio. Agora, é hora de realmente criar o site para o seu negócio boutique.

Antes de começar, no entanto, certifique-se de ter um logotipo, cores da marca e fotos de seus produtos. Isso tornará a construção do seu site muito mais fácil.

Outra coisa que torna a construção de um site do zero muito menos intimidante é a funcionalidade de arrastar e soltar. Se você é um cliente do BigCommerce, você pode usar a ferramenta Page Builder para criar um belo site que é fácil de navegar e sem ter que tocar em nenhum código.

1. Escolha um tema ou modelo.

A primeira coisa que você vai querer fazer é escolher um tema ou modelo para o seu site. A maioria das plataformas de comércio eletrônico, incluindo o BigCommerce, tem opções de tema gratuitos e pagos que você pode personalizar para sua marca.

Se você não tiver interesse em alterar o código dentro do seu tema, o construtor de sites do BigCommerce permite que você faça essas alterações.

2. Adicione produtos e descrições.

Uma vez que você tenha o modelo básico no lugar, você pode adicionar seus produtos. Além disso, você pode aplicar a pesquisa de palavras-chave que fez para o seu plano de negócios para as descrições do seu produto, o que dará um impulso ao seu SEO.

Lembre-se também de pensar em suas páginas de produtos como uma oportunidade para deixar sua personalidade brilhar. Por exemplo, você pode dar dicas de como os clientes em potencial podem usar a roupa. Eles podem usar um cachecol para o pescoço e o cabelo? Deixe-os saber!

3. Gerar políticas de checkout.

É aqui que você compartilha as regras para sua loja online. Normalmente, isso inclui suas políticas de envio, devoluções, dimensionamento e promoções.

4. Selecione os provedores de pagamento aceitos.

Você pode não perceber, mas selecionar o provedor de pagamento certo pode fazer uma grande diferença para o seu negócio boutique. Eles mantêm as transações de cartão de crédito seguras e melhoram o processo de checkout para uma experiência aprimorada do cliente.

O BigCommerce trabalha com uma variedade de gateways de pagamento para que seus clientes possam usar qualquer método de pagamento que preferirem, como PayPal ou Apple Pay.

Além disso, como nota lateral, ao falar de pagamentos, certifique-se de ter um plano para calcular o imposto sobre vendas. Mesmo as compras online exigem que você recolha o imposto sobre vendas em seu estado ou no estado em que seus clientes vivem.

5. Determine o envio.

Finalmente, você precisará configurar o envio para que seus produtos possam chegar aos seus clientes. Embora você possa não querer colocar uma tonelada de pensamento no transporte, é na verdade uma das partes mais importantes da sua loja de comércio eletrônico.

Amazon e Etsy definiram a barra extremamente alta. Se um cliente em potencial sentir que os custos de envio são muito ou seus itens não chegarão a eles rápido o suficiente, eles podem abandonar seu carrinho.

Se você é um cliente do BigCommerce, você pode colaborar com um de nossos parceiros de supping e cumprimento para ajudar a garantir que isso não aconteça com você.

Inicie sua boutique online

Depois de construir seu site, você pode configurar tudo o que precisa para iniciar sua loja online:

  • Preencha suas plataformas de mídia social com informações sobre sua boutique.
  • Configure seus e-mails transacionais para que eles estejam prontos para ir quando você receber o primeiro pedido.
  • Configure o Google Analytics e os pixels de rastreamento para obter dados imediatamente.
  • Teste todas as funcionalidades e links para que você saiba que tudo está funcionando corretamente.
  • Aperte o botão de lançamento real e vá ao ar!

Também é hora de colocar em ação as estratégias de marketing que você colocou em ação em seu plano de negócios. Além disso, você vai querer ter certeza de que você tem algum tipo de comunicado de imprensa que você pode enviar para gerar zumbido adicional sobre o seu negócio.

Comece o Marketing em Massa

Como Montar Sua Loja Virtual Com Apenas 10 Passos

Depois de fazer o impulso inicial para sua boutique online, você pode se estabelecer nas atividades de marketing do dia-a-dia, incluindo mídias sociais, marketing de conteúdo e e-mail marketing.

“1. Tudo bem não usar todos os canais sociais lá fora. Escolha os 3 principais canais que seu mercado-alvo está usando ativamente e otimize sua estratégia para aqueles.

2. Se houver um recurso de compras disponível no canal social, aproveite- o. O recurso de compras é uma ferramenta fácil de configurar e uma maneira perfeita de converter seus seguidores que já estão interessados em sua marca em seu site.” — Jessica Lago, Gerente de Marketing e Parcerias da IMedia

Revisar, Reinventar e Renovar

Agora que você lançou sua loja, é hora de pesquisar seus dados e análises para entender o que está funcionando e o que não está. Então, você pode fazer mudanças e melhorias, tais como:

  • Merchandising seus produtos mais vendidos em sua página inicial.
  • Testando novas cópias de produtos ou imagens em páginas de baixo desempenho.
  • Fazendo mudanças no seu carrinho onde as pessoas tendem a cair.
  • Adicionando avaliações de produtos e depoimentos de clientes.
  • Experimentando descontos e promoções de feriados.

Você também pode entrar em contato diretamente com seus clientes para obter uma melhor compreensão de suas necessidades e desejos específicos.

Como construir engajamento para sua loja online

Como Montar Sua Loja Virtual Com Apenas 10 Passos

Uma vez que sua loja esteja aberta por um tempo, você pode ir além do básico para construir relacionamentos com seus clientes e outras marcas.

1. Adicione uma página “Sobre nós”.

Todo mundo pode vender uma camiseta hoje em dia. O que os compradores querem é uma conexão com as marcas que estão apoiando. Você pode construir essas conexões em sua página Sobre Nós.

Escreva sobre o que te inspirou a começar seu negócio e como sua paixão por ele te mantém.

2. Parceria com outras marcas.

Uma ótima maneira de crescer seu negócio é fazer parcerias com outras marcas. Por exemplo, se você vender acessórios, você pode fazer parceria com outra marca que vende apenas roupas para oferecer aos clientes roupas completas da cabeça aos frente a frente.

Além disso, você pode promover os produtos uns dos outros em seu site, redes sociais e e-mails — criando um ganha-ganha para ambos os parceiros.

No final do dia, com a combinação certa de habilidades, um plano de negócios sólido e uma plataforma de comércio eletrônico flexível, você pode colocar sua boutique online em funcionamento em pouco tempo.

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