Como Ter Sucesso com Seu Blog em 2020

Como Ter Sucesso com Seu Blog em 2020

Oi Migles!

Para algumas pessoas ter um blog é uma dificuldade enorme, várias dúvidas surgem, como ter tráfego, engajamento e mais rendimento com o blog.

Você se encaixa em alguma dessas situações? 

Em Março, eu compartilhei com os assinantes da minha lista de e-mail que, no final de 2018, eu mentalizei e planejei transformar meu blog em um trabalho e ganhar dinheiro mensalmente com ele, o que foi concretizado esse ano.

Como resposta, muitos assinantes relataram “não conseguir sair do lugar” e que seus blogs continuam estagnados, mesmo que tentem de tudo para aumentar o tráfego e ganhar algum dinheiro.

Dicas para ter um blog de sucesso

O crescimento de um blog depende de vários fatores, mas, sobretudo, depende da blogueira que está por trás dele e dos hábitos que ela alimenta. Sabendo disso, venho compartilhar algumas boas práticas que você deve adotar para levar seu blog para o próximo nível!

Indicação de leitura: Como Fazer o Pinterest Funcionar Para o Seu Negócio

8 Erros Comuns que Toda Blogueira Iniciante Comete

Passo a Passo para Ter um Perfil De Sucesso no Pinterest

Mantenha o foco na criação de conteúdo de valor

Conteúdo atraente e de qualidade é o que leva as pessoas até um blog. Nós vivemos na era da informação, e a maneira mais fácil de manter as pessoas ligadas ao seu blog é continuar dando o que elas procuram: informação útil. 

O que você publica não pode ser, apenas, algo que vai acrescentar mais um post em seu blog. Deve ser algo que acrescentará valor, criará pensamentos, emoções e discussão em torno do que foi escrito. 

Você precisa criar conteúdo que vai dar ao seu leitor motivos para pensar, depois sair e fazer.

Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo seu conteúdo:

Trate os leitores como os seres humanos, não como números. Coloque o foco em cuidar de cada pessoa que acessa seu blog, não apenas como um rosto sem nome. Você não deve publicar um novo post porque “hoje é dia de publicar”, você fará isso porque tem algo de valor para agregar na vida de cada pessoa que lê o que você publica. Quando você começa a pensar em leitores, seguidores e leads dessa forma, começa a notar uma diferença na maneira como se importa com seu blog e cria novo conteúdo. 

O Instagram está testando esconder o número de likes das publicações, exibindo-os só ao autor das postagens. Em uma descrição de projeto, a rede social diz querer que os seus usuários se concentrassem mais no conteúdo que estão compartilhando e não em “quantos likes as postagens recebem”. (Via: Canaltech)

Escreva títulos que atraem os leitores.

Isso pode fazer uma enorme diferença para quantos realmente lerão seu conteúdo ou ouvirão seus podcasts.

Se você não tem um título bom ou ótimo, poucas pessoas darão uma olhada. Não importa quão bom seja o conteúdo. Então, sugiro fazer um pouco de pesquisa sobre esse tópico. Ao fazer isso, você fará todo o esforço possível para dar ao seu conteúdo a melhor chance possível.

Veja o que outras pessoas estão fazendo em seus sites.

Eu descobri que uma das melhores maneiras de melhorar meu site é prestar atenção no que as outras pessoas estão fazendo. Encontre alguns blogueiros ou outros sites que parecem realmente ter as coisas descobertas ou que você admira.

Em seguida, basta verificar periodicamente seus sites.

E quando você estiver lá, faça a si mesmo perguntas como:

  • Como este site é configurado do ponto de vista de design e função?
  • Onde eles colocaram os campos de inscrição de e-mail?
  • Onde estão seus botões / seção de mídia social?
  • O que eles priorizam no site?
  • Como eles ganham dinheiro com este site ou empresa? Um serviço? Um produto? Ambos?
  • Quais produtos afiliados eles recomendam?

E assim por diante.

Não roube nada de ninguém. Mas inspire-se e tenha boas ideias de como você pode, por exemplo, espalhar seu conteúdo ainda melhor em todo o mundo, conectar-se ainda mais profundamente com seus leitores e melhorar a receita do seu site.

Escreva como se estivesse escrevendo para um amigo.

Esta é uma dica simples, mas muito útil, para definir o tom certo, usar o idioma certo e não obter ansiedade de desempenho quando a quantidade de leitores regulares começar a aumentar.

Não olhe para um novo post ou boletim informativo como algo saindo para muitas pessoas. Olhe e escreva como se fosse apenas um amigo seu (às vezes também usei a perspectiva de escrever para o meu eu mais jovem).

Use o Pinterest para divulgar seu blog

Já ensinei várias formas de crescer suas visualizações aqui, este mecanismo de pesquisa é ótimo para gerar tráfego de qualidade e é uma plataforma obrigatória para criadores de conteúdo. 

O tráfego do Google é ótimo, não há dúvidas, mas ele não é capaz de trazer 1.000 pessoas para ler um único post em 24 horas, como o Pinterest faz. 

E é por isso que eu amo e indico o Pinterest! Eu posso passar dias off-line que meu blog continuará recebendo tráfego e gerando receita. 

Então, se você quer que seu conteúdo seja encontrado pelo seu público, principalmente se não consegue gastar muito tempo se promovendo, dê uma chance ao Pinterest! 

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!