Quer mais dinheiro com o seu blog? Blogueiros inteligentes sabem como alavancar a psicologia humana. Neste guia, compartilharemos 6 princípios de persuasão para aumentar a taxa de conversão do seu blog.

Com as mídias sociais mudando rapidamente, como algo tão simples como um blog ainda funciona para converter os visitantes do site em assinantes e clientes de email?

A resposta é simples:

As pessoas lêem blogs, confiam em blogs e compram itens recomendados por blogueiros.

Na verdade,  70% dos clientes  descobrem uma empresa por meio de artigos (isso mesmo – artigos , não anúncios!) E  81% dos clientes  do BRASIL confiam nas informações e conselhos que encontram nos blogs.

No entanto, a maioria dos donos de blogs não consegue perceber esse enorme potencial. Eles não sabem como blogar de forma persuasiva para atrair uma multidão de leitores, assinantes e clientes.

Você é um blogueiro persuasivo?

Vamos descobrir!

Blog persuasivo – 6 princípios a seguir para ótimas taxas de conversão

Então, como exatamente os blogueiros têm esse poder de influenciar as pessoas a realizar ações de acordo com suas recomendações?

Talvez isso possa ser melhor explicado pelos Seis Princípios da Persuasão.

Em seu livro, Influência , o Dr. Robert Cialdini descreve seis fatores que “silenciosamente” encorajam outras pessoas a dizer “Sim!” Esses princípios são apoiados por mais de 60 anos de pesquisa e, portanto, são mais uma realidade prática do que uma filosofia teórica.

Vamos discutir cada um desses princípios de persuasão e como aproveitá-los para aumentar as conversões do seu blog …

1. Reciprocidade 

Você sabia que quando alguém diz “olá” para você e diz de volta, você está seguindo o princípio da reciprocidade?

Da mesma forma, se receber as informações que procura online, você se sente compelido a voltar a esse site para reunir informações mais relevantes e valiosas no futuro?

Claro, você sente que está retornando para ganhar alguma coisa, mas, na verdade, também está retornando para pagar o valor que obteve por meio das informações que recebeu.

Qual é o valor que você está dando de volta? Bem, seu tempo, atenção e (um dia) seu dinheiro!

Distribuir conteúdo gratuito e útil em um blog de negócios dá valor ao visitante, e eles retornam o favor tornando-se seguidores, compartilhando o conteúdo com outros indivíduos com ideias semelhantes e adquirindo produtos e serviços recomendados.

2. Consistência e Compromisso

Quando as pessoas assumem um compromisso, isso gera mais compromissos mais adiante.

Em outras palavras, quando as pessoas decidem se comprometer, elas começam a se comportar de maneira consistente com esse compromisso.

Se você já tentou capturar um endereço de e-mail com um “ímã de chumbo” gratuito, aplicou esse princípio, mesmo que você não tenha conhecimento da psicologia por trás dele.

Por exemplo, alguns blogs e sites não permitem que você leia todo o conteúdo, a menos que você se inscreva. Neste caso, eles inspiram um compromisso, a inscrição, que então leva a outros micro-compromissos, à medida que os novos assinantes começam a se comportar de maneira consistente para justificar seu compromisso original.

Como no exemplo abaixo, esses compromissos não precisam ser monetários. No caso de um ímã de lead, você está pedindo ao visitante que faça um pequeno compromisso, confiando em você com o endereço de email dele.

3. Prova Social

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O princípio da prova social diz que as pessoas seguem o que pensam que outras pessoas estão fazendo. Se todo mundo está fazendo isso, deve estar certo!

Já foi dito que apenas 5% das pessoas são iniciadoras e 95% são imitadoras . Muito raramente alguém faz alguma coisa sem evidência social ou aprovação.

Essa pode ser uma maneira muito eficaz de aumentar o engajamento em um blog. Por exemplo, adicionar uma frase de chamariz (CTA) como “Junte-se a mais de 1 milhão de inscritos em nosso blog” pode ser uma ótima maneira de persuadir as pessoas a fazer o que todo mundo já fez.

Essa prova social não apenas ajuda a aumentar os esforços de criação de listas de um blog, mas também pode trazer credibilidade ao autor do blog, seja ele um indivíduo ou uma empresa.

Pense em exibir prêmios, depoimentos e ícones de compartilhamento de mídia social simples que exibam o nível de engajamento que uma postagem específica já obteve. Esses “sinais de prova social” farão com que as pessoas retornem ao seu blog e compartilhem seu conteúdo entre seus colegas.

4. Gostos

Nós tendemos a gostar de pessoas que:

  • São semelhantes a nós.
  • Elogie nossas personalidades.
  • Entenda nossos desejos e necessidades.
  • Cooperar conosco e nos ajudar a alcançar o que queremos.

Então, ao criar seu conteúdo, pense em adaptá-lo de maneira a promover o fator “conhecer, gostar e confiar” entre seus leitores.

Escreva conteúdo relacionado aos seus leitores. Compartilhe sua personalidade e escreva em um tom casual para que você se depare com um ser humano como eles.

Concentre-se em ser útil – quanto mais o seu conteúdo ajudar os seus leitores a obter o que querem, mais forte será o relacionamento com você.

5. Autoridade

Acredite ou não, todos nós nos sentimos obrigados a fazer o que as figuras de autoridade dizem. Essa autoridade pode ser estabelecida através de um blog ao longo do tempo, e os resultados são extraordinários – às vezes há um nível tão alto de obediência do público que qualquer recomendação fornecida pelo blogueiro é seguida às cegas.

Algumas maneiras de aumentar seu status de autoridade por meio de suas postagens de blog são as seguintes:

6 Truques de Persuasão Para ter Sucesso Online
  • Sinais de Autoridade: Depoimentos, prêmios e prova social entram em jogo aqui no estabelecimento de credibilidade e autoridade.
  • Transparência: mostrando às pessoas o que se passa dentro da sua empresa – uma espiada por trás dos bastidores é um vislumbre da cultura da sua empresa .
  • Disponibilidade: disposição para responder a comentários e até mesmo responder a perguntas durante sessões ao vivo para mostrar o conhecimento de sua empresa em seu setor.

6. Escassez

O que você pensa quando vê uma contagem regressiva? Bem, se é algo que você mesmo pensa remotamente que você pode querer no futuro ou beneficiar agora, pode ser apressar-se e obtê-lo ou perdê-lo para sempre. 

O princípio da escassez é baseado no medo – medo de perder!

Esse medo vem do arrependimento de não agir agora para obter algo de valor. Esse mesmo medo tem sido usado por profissionais de marketing em todo o mundo para produzir uma decisão impulsiva entre as pessoas, mais cedo ou mais tarde.

Claro, não precisa ser pensado de maneira ruim. Por exemplo, você poderia estar oferecendo algo tão espetacular que justifica um limite de tempo.

Um anúncio pop-up ou banner no blog da sua empresa pode informar ao visitante que o seu produto mais recente é “gratuito”, nas próximas 8 horas ou somente nas próximas 10 inscrições.

Esses anúncios de escassez podem ser promovidos através de locais estratégicos em seu blog usando palavras persuasivas como:

  • Tempo limitado
  • Oferta limitada
  • Um tempo
  • Convide apenas
  • Sob demanda

O blog persuasivo é uma poderosa ferramenta de marketing para qualquer negócio .

Comece incluindo um dos princípios de persuasão acima em seu próximo post no blog. Você estará no caminho certo para aumentar sua autoridade, aumentar o engajamento, aumentar o número de seguidores leais e, é claro, aumentar as vendas!

Beijos e até o próximo post!

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