O feed do Instagram reúne todas as publicações do perfil e serve como um resumo do conteúdo que você produz. Por isso, organizá-lo significa projetar o conceito e o visual que você deseja transmitir aos seus seguidores.  Pense em uma rede social onde as empresas procuram passar uma imagem mais descontraída para as pessoas.

É por isso que tanta gente deseja aprender como organizar o feed do Instagram.

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Vamos esclarecer dúvidas, compartilhar dicas práticas para que você possa cuidar de diversos detalhes usando apenas a plataforma do Canva, que é grátis e fácil de usar.

O que é feed do Instagram?

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O feed é o primeiro ponto de contato que os seguidores terão com seu conteúdo

Nas redes sociais, o feed de um perfil é aquele espaço da página principal que oferece uma visão geral dos posts mais recentes. Isso você já sabe, certo? Então, vamos um pouco mais fundo:

  • Feed é uma palavra em inglês que, no contexto, quer dizer alimentação ou provisões — só que em vez de comida, estamos falando em posts.
  • O termo também é usado na computação para outros tipos de recursos (como o RSS, que é um formato de distribuição de informações).
  • No conteúdo oficial do aplicativo, o significado de feed do Instagram tem mais a ver com compartilhamento e conexão entre as pessoas

Cá entre nós, o mais importante é que o feed revela o estilo de um perfil logo no primeiro clique. Sua estética é capaz de influenciar opiniões antes que as pessoas vejam os posts em detalhe — e isso pode estimular mais interações como cliques, curtidas e comentários.

Stories ou Feed? O Instagram dá a dica

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Stories ou Feed: as frentes de conteúdo no Instagram são duas, mas seu conteúdo precisa ser uniforme

Feed é porta de entrada, stories é quintal.

— Silvia Ramazzoti, gerente de marketing de produto do Instagram

A frase é parte de uma explicação sobre como explorar o Instagram nos negócios, mas serve como uma dica valiosa para aumentar a popularidade de qualquer perfil no Instagram.

Em sua apresentação, realizada no Fórum E-commerce 2019, Silvia também afirma que “o feed funciona como uma vitrine”. Segundo ela, a disposição dos posts deve expressar o objetivo ou conceito do perfil em questão de segundos. E encantar pela aparência, claro, pois a imagem é o ponto forte dessa rede social.

Já as stories são tema para outro guia… Só não esqueça delas na arrumação do feed. Afinal, o visual fica mais legal quando há harmonia no espaço — que inclui as capas para destaque do Instagram Stories, a foto do perfil e até as palavras e emojis da bio.

Os tipos de feed que mais encantam

A forma como você organiza o feed do Instagram pode ajudar a alavancar sua página. Estes 3 tipos de organização do feed sempre fazem sucesso no Instagram. Você pode se inspirar no seu favorito para cuidar da apresentação de seus posts, especialmente se o estilo combina com as imagens que você compartilha.

Feed xadrez

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Esse tipo tem efeito impactante e simples de compor. Basta alternar dois estilos contrastantes de posts como, por exemplo, fotos e frases.

Aproveite que o Canva tem mais recursos do que um simples app para organizar feed e crie artes para combinar com suas fotos. Aliás, isso facilita bastante o planejamento do conteúdo, pois você pode preparar em uma só tacada vários posts que dependem de cliques.

Feed alinhado

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@bellafelipemakeup

Fácil de fazer e com um efeito bem legal. A ideia é adotar a mesma estética em cada linha. Fazendo isso com grupos de 3 imagens, você já consegue o efeito na horizontal (você pode postar 3 imagens de cada vez, para que o feed se mantenha em ordem).

Para fazer a linha vertical, poste 1 imagem com a estética escolhida a cada 2 com um estilo diferente. E se você se animar com essa visão “matemática” da grade de posts, vale experimentar outras formas ou até o feed em mosaico — saiba mais sobre esse tipo de organização no tópico das dicas logo abaixo.

Feed organizado por cor

Uma das soluções mais básicas para criar unidade no feed e conseguir um visual poderoso. Afinal, as cores têm a capacidade de influenciar o humor e transmitir conceitos de forma subjetiva — o que é ótimo para uma rede como o Instagram, que costuma ser vista pela telinha do celular e em momentos de lazer.

E há diversas maneiras de usar as tonalidades para isso!

Como organizar o feed do Instagram

Criatividade, harmonia e uma execução bem cuidada são as chaves para organizar direitinho o seu feed. E o Canva pode ajudar com tudo isso, pois tem recursos práticos e versáteis para você deixar cada post de Instagram com um visual impecável — e conquistar ainda mais seguidores.

Dicas para um feed de sucesso

Escolha do tema

Antes de mais nada, defina o conceito que você deseja realçar em seu feed do Instagram. Esse é melhor o ponto de partida para conseguir um visual coeso.  Assim, as imagens não irão apenas “conversar” umas com as outras, mas também dizer muito sobre o que há em seu perfil.

Se você tiver dificuldades nesse processo, explore os perfis que você admira. Se quiser, também pode se inspirar em outras fontes estéticas, como pinturas e filmes.

Quando você se cerca de referências, é mais fácil ter aquela faísca que traduz exatamente o que você quer transmitir.

Limpezinha básica

Não tenha pena de deletar posts antigos que não combinem com o conceito que você vai adotar no feed. Aliás, essa tarefa ajuda — e muito — a entender o que funciona e o que não funciona no tipo de composição que você planeja fazer.

Mas, se você preferir, deixe essa “sessão de desapego” por último. Aí, a dica é fazer algumas capturas de tela para usar como referência sempre que ficar em dúvida.

Seja qual for o estilo definido, esse processo ajuda a torná-lo mais reconhecível e marcante.

Planejamento

Planejar a sequência de posts é essencial para manter a ordem no feed sem dar um nó na sua cabeça.

Então, deixe aquelas imagens mais casuais para as Stories e escolha com carinho o que vai no feed. Se possível, sempre produza suas fotos e artes especialmente para isso — vai ser divertido!

Outra coisa que facilita muito nessa hora é juntar tudo em um só lugar. Você pode fazer uploads de suas imagens, editá-las e criar seus próprios modelos de layout no Canva. Tudo fica salvo na plataforma para que você acesse a qualquer momento, sem gastar nada com isso.

Mas se você está construindo uma marca pessoal ou precisa de uma ajuda com o perfil do seu negócio, pode optar pela versão premium da plataforma, o Canva Pro. Com ela, você vai criar um kit com os detalhes da sua identidade visual e até usar uma ferramenta exclusiva que redimensiona os posts em um só clique para a publicação em outras mídias, entre várias outras funcionalidades.

Técnicas para composição de feed do Instagram

Trabalhe com cores, efeitos e formas para organizar seu feed do seu jeitinho.

Existem diversas maneiras de criar uma sensação de unidade e estrutura em seu feed usando as cores e formas — mais alguns truquezinhos que vamos mostrar aqui:

Cores

  • Destaque a uma tonalidade ou paleta de cores. Produza e edite suas imagens para valorizar ao máximo essa escolha (por exemplo, organize o feed em tons pastel). O bacana dessa estratégia é que as pessoas passam a reconhecer seu estilo e ficam curiosas para ver mais.
  • Crie blocos de cor. Esse tipo de visual é chamativo e fica ótimo para imagens de produto ou para a composição do famoso feed arco-íris. Mas você também pode fazer isso de forma sutil, alternando de vez em quando as tonalidades de destaque.
  • Explore os contrastes. A “briga” entre opostos realça as formas e contornos de suas imagens — isso também fica bacana sem cores, como no caso do feed preto e branco. As artes com frases também podem servir como elemento de contraste e quebrar a monocromia.

Efeitos

  • Ajuste suas fotos. Além de cortar, girar e dimensionar uma fotografia para que o post fique do jeito que você quiser, vale dar um toque todo seu nos ajustes básicos de imagem. Por exemplo, você pode sempre mexer no brilho para deixar todo o feed clarinho ou criar uma atmosfera misteriosa — tudo depende de aumentar ou diminuir a intensidade.
  • Use sempre o mesmo filtro. Isso dá uma sensação de uniformidade que é muito agradável para o olhar. E não se preocupe porque os filtros do Canva podem ser ajustados de acordo com as características das imagens, então não tem como errar.
  • Aplique uma camada com transparência. Esse é o truque para estilizar o visual de seu feed quando você não consegue chegar à tonalidade desejada ou quer criar uma espécie de filtro colorido. Basta cobrir a imagem com um quadrado ou retângulo na cor desejada e depois deixá-la transparente na medida que quiser. Faça o teste!

Formas

  • Controle o espaçamento entre as imagens. Fica fácil criar um padrão usando elementos como bordas, molduras, fundos e grades com formatos — por exemplo, você pode criar posts redondos com esse recurso. Aproveite também para dosar os espaços brancos entre as imagens. Essa é uma técnica ótima para deixar o visual mais elegante ou criar um feed minimalista.
  • Crie um feed xadrez ou em linha com estilo diferenciado. Para isso, mantenha o tipo de borda e alterne a orientação das imagens. Ou seja, monte todas as fotos no formato de post quadrado e vá publicando uma na horizontal e outra na vertical
  • Extrapole os limites do grid. Que tal fazer algo diferente, como criar um feed mosaico no Canva? Também conhecido como feed quebra-cabeça, esse tipo de composição usa um grupo de posts para formar uma imagem maior. Por isso, clique em Dimensões Personalizadas na página de entrada do Canva e insira 3240 x 3240 px — o tamanho é ideal para que sua criação possa ser cortada em 9 posts sem perda de qualidade. Vale fazer essa montagem com fotos, dizeres, setas, ilustrações…. só não esqueça que as publicações também serão visualizadas uma a uma.

Como usar o Canva — passo a passo básico

Você não precisa investir em softwares complicados para fazer as artes do seu Insta e ainda tratar suas fotografias para que tudo encaixe perfeitamente no estilo desejado. Além de usar o Canva para organizar o feed do Instagram, você pode criar designs incríveis por conta própria, e ainda ganhar dinheiro com isso!

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  1. Crie sua conta grátis no Canva. É só acessar pela internet ou baixar o app do Canva em seu celular e depois se com registrar um e-mail ou ID (do Facebook ou Google).
  2. Escolha o formato do design. Há uma galeria de modelos na página principal, mas você também pode clicar direto no botão Criar um Design e usar a barra de pesquisa para ir direto ao modelo desejado — ele já vem configurado nas dimensões ideais.
  3. Comece a criar. Você pode usar o formato em branco ou personalizar um dos layouts criados por designers profissionais, que podem ser alterados à vontade.
  4. Edite como quiser. É fácil fazer o upload de imagens e usar os recursos apenas clicando naquilo que quiser mudar ou incluir. Você resolve tudo usando os ícones e movimentos básicos de forma intuitiva, além de poder deletar ou reverter edições em instantes.
  5. Salve, compartilhe, imprima ou selecione uma das várias opções de publicação. Seu design também ficará salvo no Canva para que você possa editar novamente a qualquer momento. Aproveite e use-o como um modelo exclusivo, como o seu layout para posts com frase, por exemplo.
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Se você é empreendedor e deseja aprender a criar conteúdos incríveis para suas mídias sociais, organizar o seu feed e gerir suas mídias sociais de forma estratégica.

Aprenda a criar a identidade visual do seu negócio, definindo a paleta de cores para criar conteúdos organizados e harmônicos. Você não precisa ter nenhuma habilidade de design. Basta apenas ter um computador ou celular para criar conteúdos que atraem mais seguidores.

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Nele você vai aprender a criar:

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Deixe a criatividade fluir e use os recursos do Canva para ocupar seu espaço com muito estilo!

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