Acordei inspirada hoje e vim compartilhar com vocês minha experiência como estrategista de marketing no pinterest, faço várias pesquisas diárias e procuro sempre estar dentro do mercado, porém nem sempre foi assim, procurei alguns cursos brasileiros sobre a plataforma, porém nenhum deles me atraiu, então busquei conhecimento em cursos e perfis de outros países e encontrei uma gama de informações que vou compartilhar com vocês.
Bom, se esta lendo esse post, já deve estar familiarizado com a plataforma, mas vou fazer um resumão para vocês.
Pìnterest – o que é?
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, compartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.
Como funciona a plataforma?
Usando uma orientação visual, a rede social é muito focada no conceito de estilo de vida de uma pessoa, permitindo que você compartilhe seus gostos e interesses e descubra os de pessoas com as mesmas idéias. O objetivo da rede social é “conectar todos no mundo através das ‘coisas’ que eles acham interessantes”. Os usuários podem fazer upload de imagens de seu computador ou fixar itens encontrados na Web.
Como na maioria das outras redes sociais, os usuários podem executar funções padrão, como seguir os fóruns de seus amigos, curtir e comentar nos pins de outros usuários, vincular novamente o conteúdo a seus próprios fóruns, compartilhar pins de outros no Facebook e Twitter ou via e-mail e até incorporar pins individuais em seu site ou blog.
Se você está em busca de algumas técnicas infalíveis de marketing para o Pinterest, está no lugar certo. Até 50% das pessoas que veem um pin promovido do Pinterest, fazem uma compra! Portanto, para seu negócio funcionar no pinterest, vale a pena investir tempo e esforço.
Primeiramente, você deve configurar uma conta comercial do Pinterest. Em seguida, verifique se o seu perfil está otimizado.
Dica: garanta que sua biografia seja preenchida com muitas palavras-chave relevantes que reflita a voz da sua empresa.
Você precisa facilitar o máximo possível para que os visitantes do seu site fixem imagens de suas páginas da web nos painéis do Pinterest.
Você pode fazer isso instalando o ‘Botão Salvar’ do Pinterest para permitir que os usuários salvem suas imagens direto na plataforma, com apenas alguns cliques.
Utilize pins ricos. Essas informações os tornam ideais se você estiver executando uma loja de comércio eletrônico. Como alternativa, se você estiver um blog, os ‘pins dos artigos’ são apenas o bilhete para direcionar o tráfego.
Dica: use imagens verticais e, se você está tentando criar imagens amigáveis para o Pinterest, use o Canva. É um recurso gratuito que oferece vários modelos pré-fabricados, fabulosos para os profissionais de marketing do Pinterest.
Se você quiser levar os pins do seu produto um pouco mais longe, pode sincronizar sua loja online com sua conta do Pinterest. Dessa forma, quando os usuários salvam seu PIN, eles podem “Adicionar à bolsa” e pagar por seus produtos sem sair do Pinterest – que incrível isso ?!
Você só pode usar pins avançados se tiver um site validado. Este processo de validação não ocorre automaticamente. Em vez disso, você precisará se inscrever fazendo o seguinte:
Dica de leitura para complementação do conteúdo: 3 Dicas Simples para Aumentar seus Seguidores no Instagram
Você deve observar: isso pode levar até uma semana; portanto, não se preocupe se você não receber um email imediatamente. É um processo bastante simples e vale a pena fazer. Você certamente aumentará o engajamento.
Agora você tem tudo instalado e funcionando; você precisa se manter ativo no Pinterest. Você deve adicionar continuamente conteúdo ao seu perfil e avaliar o que os usuários estão procurando. Dessa forma, você pode fornecer o melhor conteúdo possível para o seu público.
Dica: para tornar sua marca memorável, tente fixar pelo menos cinco vezes por dia. Você pode facilitar isso usando um aplicativo de agendamento como o Buffer para planejar o que você deseja fixar e quando.
Dica: Você quer espaçar seus pins. Não é bom publicar dez pins de uma só vez. Quando você espaça seu conteúdo ao longo do dia, é mais provável que você se envolva com seu público.
Ao permanecer ‘ativo’ no Pinterest, também queremos dizer que você deve analisar continuamente a eficácia de suas estratégias atuais. Use as análises do Pinterest para ver quais são seus pins mais populares. Dessa forma, você saberá que tipo de conteúdo replicar.
Existem algumas outras ações que você pode fazer para maximizar seus esforços no Pinterest:
Esperamos que essas dicas de marketing do Pinterest ajudem a aumentar suas conversões! Se você gostou deste artigo, compartilhe para que mais pessoas vejam!