A palavra da moda “ autocuidado ” está sendo muito usada recentemente, mas o conceito de cuidar de sua mente e corpo não vai a lugar nenhum . É fácil ser absorvido pelo trabalho, amigos, relacionamentos e listas de tarefas, e nosso próprio bem-estar geralmente é colocado em segundo plano. A maioria de nós se sente mais confortável priorizando outras pessoas em vez de nós mesmos, e esquecemos que o autocuidado na verdade ajuda a nos colocar em um estado melhor para cuidar das outras pessoas em sua vida. Não podemos ser as melhores versões de nós mesmos se praticarmos o autocuidado regularmente e atendermos às nossas próprias necessidades. 

Mas o autocuidado parece diferente para cada pessoa. O que me faz sentir bem pode não ser tão relaxante para você e vice-versa. A grande vantagem do crescente fator de agitação dos diferentes métodos de autocuidado é que realmente não faltam opções. 

A desvantagem potencial é que muitas dessas opções vêm com uma etiqueta de preço (olhando para você, sais de banho caros e velas). Para ajudar todos nós a adicionar um pouco de autocuidado em nossas vidas sem quebrar o banco, separamos algumas dicas para ajudar a montar uma lista de 12 práticas de autocuidado que você pode começar hoje (e nenhum deles requer seu cartão de crédito).

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1. Comece um registro diário

Existem tantas opções excelentes no que diz respeito a um diário com sugestões, afirmações e citações. Existem vários APP’s de diário no mercado, mas pode ser igualmente impactante simplesmente colocar a caneta no papel por conta própria . Reserve alguns minutos no início ou no final do dia para fazer um “despejo cerebral” e liberar aquelas emoções reprimidas que, de outra forma, poderiam ficar presas em sua cabeça.

2. Faça uma lista de gratidão diária

Praticar a gratidão é muito importante quando se trata de manifestar mais coisas boas em sua vida e é um método extremamente benéfico de autocuidado que não custa absolutamente nada. Comece pequeno, simplesmente listando três a cinco coisas diferentes pelas quais você é grato a cada dia. Mas não apenas rabisque o básico – reserve um tempo para apreciar cada coisa em sua lista e por que você é grato por isso. Quanto mais gratidão você praticar, mais você encontrará pelo que ser grato.

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3. Dê um passeio (sem fones de ouvido)

Para mim, caminhadas são fundamentais . Adoro sair sem destino. Eu propositalmente aproveito esse tempo para mim mesma, sem nenhuma música ou distração, para que eu possa realmente entrar em sintonia com meus pensamentos e como estou me sentindo. Você ficará muito surpreso com as ideias incríveis que tem e a clareza que ganha quando leva de 5 a 10 minutos para desconectar, sair e mover o corpo.

4. Ligue para um amigo que sempre levanta seu humor

Há alguém em sua vida que sempre parece saber o que dizer? Ou talvez eles sempre te façam rir, mesmo quando você está de mau humor? Às vezes, a melhor forma de cuidar de si mesmo é saber que você precisa de um amigo. Não subestime essas amizades e não hesite em confiar nas pessoas em sua vida quando precisar delas. Reserve algum tempo em sua semana agitada para se conectar com um amigo, membro da família ou colega de trabalho que vai melhorar seu humor. Bônus: tirar esse tempo para si mesmo o ajudará a ser essa pessoa para outra pessoa também.

5. Escreva uma lista de suas realizações e objetivos

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Por que não fazemos isso com mais frequência? Definir metas é muito importante para mim, mas também é reconhecer o que conquistei. Se você está se sentindo mal por causa de algo em sua vida ou se está se comparando a outras pessoas, reserve um momento para listar tudo o que conquistou (grandes e pequenos) e segure essa lista para voltar na próxima vez você está se questionando. Vamos todos comemorar nossas vitórias um pouco mais .

6. Doe 10 itens que você não precisa mais

Olá, Marie Kondo ! Tendo me mudado nove vezes nos últimos 10 anos, digamos que aperfeiçoei a arte de arrumar. Não tenho nenhum problema em dizer adeus a itens que eu sei que não me servem mais. Quer isso signifique um top Zara que você comprou há três anos e nunca usou ou uma velha pilha de livros acumulando poeira debaixo da sua cama, nunca subestime o poder de simplesmente liberar coisas que você não precisa em sua vida, e pontos de bônus se você der eles para alguém que precise.

7. Entregue-se a um livro, filme ou programa de TV que o faça se sentir bem

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Você passou o domingo relaxado em frente à TV assistindo a antigas comédias românticas e depois se sentindo culpado por sua falta de produtividade? Perca a culpa! A bebedeira da TV conta totalmente como autocuidado, e perder-se em um programa ou filme de bem-estar pode ser uma ótima maneira de desligar um pouco e recarregar as baterias. Para mim, os livros são o autocuidado definitivo porque é uma coisa que eu sei que não vou fazer várias tarefas (rolar) durante a minha leitura sagrada.

8. Alongue as pernas na parede

Faço isso pelo menos 10 minutos por dia, todos os dias, sem falhar. Pernas na parede é uma das posturas de ioga mais simples e é considerada uma postura de ioga restauradora que oferece muitos benefícios, como ajudar o corpo a relaxar e reduzir o estresse . Para tentar por si mesmo, isto é, de costas com as pernas esticadas na parede, ajuste o cronômetro para 10-20 minutos e simplesmente relaxe. Experimente uma meditação guiada, ouça um podcast ou até mesmo leia seu livro favorito enquanto deixa o corpo ficar quieto.

9. Ouça uma lista de reprodução ou podcast favorito

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Pessoalmente, adoro construir listas de reprodução no Apple e no Spotify, sabendo exatamente que música preciso ouvir para o meu estado de espírito atual. Às vezes é uma música estimulante do Kygo, e outras vezes, é uma balada de fim de semana para tirar as lágrimas. Não importa o seu humor, a música pode fornecer totalmente aquele relaxamento tão necessário. Mas fã de podcast? Escolha um com base no seu humor, se você precisa de algo alegre e divertido ou motivador. 

10. Medite

Essa é uma daquelas práticas de autocuidado que parece diferente para cada pessoa . Eu pessoalmente prefiro uma meditação guiada caminhando, mas muitas pessoas preferem fazer suas meditações sentadas ou deitadas, lendo ou escrevendo um diário, ou sem nenhuma música ou instruções. Não importa a forma de meditação de sua escolha, existem muitos aplicativos e rastreadores gratuitos que você pode baixar para iniciar sua prática de meditação, e mesmo apenas alguns minutos por dia podem ser extremamente benéficos para aliviar o estresse.

11. Limpe o seu espaço

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Recentemente, assim que minha agenda ficou mais ocupada e eu deixava meu quarto bagunçado todas as noites, comecei a ter problemas para dormir. Depois que endireitei as coisas, meus padrões de sono voltaram ao normal. Coincidência? Talvez, mas a desordem em seu espaço se correlaciona diretamente com a desordem na mente. A limpeza de sua casa realmente afeta seu espaço livre, e você deve sempre procurar manter sua casa da mesma forma que gostaria que ela visse (porque se os visitantes podem apreciá-la em uma ótima forma, por que não deveria?) . Reserve 15 minutos antes de dormir para guardar a roupa, limpar a bancada e lavar a louça. 

12. Desintoxique suas redes sociais

Sim, a mídia social pode ser um ótimo lugar para descobrir novas pessoas, marcas e produtos ou para conversar com amigos e familiares. Mas também podemos absorver conteúdo negativo ou ser apanhados em armadilhas de comparação e nos sentir mal com relação a nós mesmos a partir de um pergaminho de mídia social. Reserve um tempo para revisar regularmente suas contas e silenciar ou deixar de seguir qualquer pessoa cuja energia não seja útil para você. Seu objetivo deve ser fazer da mídia social um lugar que lhe proporcione nada além de alegria e inspiração, em vez de comparação e negatividade.

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