Até recentemente, víamos o número de curtidas em uma postagem como um forte indicador de seu desempenho. 

Mas hoje as marcas precisam examinar mais profundamente suas métricas de desempenho e rastrear comentários, salvamentos, compartilhamentos, visualizações de Stories do Instagram e até mesmo DMs para entender como seu conteúdo está sendo consumido.

Engajar não é somente sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo. Essa ação também diz muito sobre sua audiência, quanto as pessoas confiam na sua marca e quanto ela influencia quem te segue. 

O engajamento é a métrica mais importante para um perfil no Instagram hoje.

Ele é o termômetro que mostra se suas publicações são interessantes, se está postando nos melhores horários e se quem te segue realmente é o melhor público-alvo para sua marca.

Sem esforço para melhorar o engajamento, seus posts e Stories perdem a visibilidade e o que você produz com esforço se torna quase invisível no Instagram.

Mas primeiro vamos entender o que é engajamento?

Engajamento são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais.

Dicas Secretas para Aumentar o Engajamento no Instagram

Quais são as formas de engajamento no Instagram?

curtidas nos posts do feed;

comentários nos posts do feed;

salvar posts do feed;

enviar posts do feed;

tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed (o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo aquele conteúdo);

envio de mensagem direta;

respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;

ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;

Todas estas ações são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo daquele perfil.  

E quando o engajamento é considerado bom?

É normal que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Afinal, mesmo sendo seguidores que têm as características do seu público ideal, as pessoas chegaram por meios diferentes no seu perfil e com necessidades diferentes ao acompanhar seu conteúdo.

Pessoas podem ter chegado quando seu perfil foi mencionado por um influenciador, enquanto outro grupo veio por uma hashtag do seu nicho, por exemplo. 

Em ambos os casos, os novos seguidores gostaram do seu conteúdo. No entanto, eles terão maior interesse por temas diferentes dentro dos assuntos sobre os quais você posta.

Dicas Secretas para Aumentar o Engajamento no Instagram

Isso significa que você nunca poderá agradar todo mundo. E tudo bem! Mas é por isso que quanto mais seguidores, menor o percentual de engajamento: sua audiência vai se tornando menos homogênea.

De todo modo, vale você observar se seu engajamento no Instagram está realmente bom considerando estes percentuais e o que eles apontam:

Menor que 1% = engajamento baixo

Entre 1% e 3.5% = engajamento médio

Entre 3.5% e 6% =  engajamento alto

Mais que 6% = engajamento excelente

Os números acima representam médias, mas é claro que isso pode variar de acordo com o seu nicho.

A dica é você olhar para seu conteúdo de maior engajamento e procurar sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele. 

Afinal, se você conseguiu uma vez, pode chegar lá novamente ou superar esse número.

Com uma mudança na forma como medimos o envolvimento, é natural que mudemos a forma como tentamos melhorar o envolvimento em nossos feeds. Felizmente, não é tão difícil quanto você pode pensar! 

Crie conteúdo atrativo para o seu feed

A forma como medimos o engajamento no Instagram mudou, pois agora os curtidas estão ocultos nas postagens.

Agora, comentários, compartilhamentos e salvamentos do Instagram são mais importantes do que nunca. Portanto, a melhor maneira de melhorar seu envolvimento neste ano é criar mais conteúdo que incentive seu público a tocar no botão Salvar!

Use e abuse das postagens em carrossel

Usar postagens de carrossel para compartilhar dicas e informações valiosas pode resultar em mais salvamentos, já que seu público pode consultar a postagem quando quiser agir de acordo com as dicas. 

Quando você estiver fazendo um brainstorming de conteúdo “salvável” para seu feed, pense no que é importante para seu público e no que ele encontrará valor. Pode ser qualquer coisa, desde um infográfico a memes engraçados ou citações que você sabe que irão ressoar.

Dicas Secretas para Aumentar o Engajamento no Instagram

Interaja com seu público através do Stories

Mais de  500 milhões de contas do Instagram usam Instagram Stories todos os dias, e esse número só deve crescer em 2021!

Os adesivos dos Stories do Instagram são uma ótima maneira de incentivar seus seguidores a bater um papo e compartilhar suas opiniões e experiências com você, o que, por sua vez, ajudará a criar seguidores leais que se sentem conectados à sua marca.

Aqui estão algumas maneiras de começar a usar adesivos para aumentar o envolvimento no Instagram:

O adesivo de pergunta

Nada desperta mais conversa do que um bom AMA (Ask Me Anything) no Instagram Stories.

E embora os influenciadores prefiram usar as perguntas do Stories para ajudar seus seguidores a conhecê-los melhor, não há razão para que você não possa fazer o mesmo pela sua empresa.

É uma grande oportunidade para seus seguidores conhecerem melhor sua marca ou obter mais informações sobre seus produtos.

É envolvimento, conversa e feedback do cliente, tudo reunido em uma ótima postagem!

O Adesivo do Quiz

O adesivo de questionário interativo do Instagram Stories permite que você compartilhe perguntas de múltipla escolha de estilo trivial com seus seguidores e acompanhe os resultados.

Quando um de seus seguidores “votar” em seu questionário, eles poderão ver se acertaram – e você poderá ver quantos votos cada opção recebeu e como cada pessoa votou.

O adesivo da contagem regressiva

Se você quiser despertar o interesse de seus seguidores e obter mais tração com seus eventos e vendas, o adesivo de contagem regressiva no Instagram Stories é perfeito para suas postagens!

Ao compartilhar uma história sobre um evento futuro (como uma venda na loja, lançamento de produto ou anúncio especial), você pode adicionar um adesivo de contagem regressiva que faz a contagem regressiva até a data e hora definidas.

Seus seguidores podem então se inscrever em seu evento de contagem regressiva, que enviará a eles um lembrete quando o tempo acabar e sua contagem regressiva terminar!

Esta é uma ótima estratégia para envolver seus seguidores no Instagram e fazer com que seu público opte por eventos ou promoções especiais.

 Postando aos Domingos

Portanto, agora optamos por compartilhar conteúdo importante e fazer anúncios aos domingos, em vez da semana de trabalho, quando sabemos que nosso público terá outras coisas em mente.

Como por exemplo:

Memes, citações, conteúdo gerado para seus usuários tipo programação de conteúdo para a semana, mini infográficos ou até mesmo um vídeo no estilo selfie podem ser ótimos em seu Feed ou Stories.

Use hashtags que façam sentido

As hashtags são os hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca, clicarem na hashtag e irem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.

O conselho de ouro aqui é não usar as hashtags levianamente. O ideal é usar uma hashtag quando ela for relevante e quando ela descrever o post de algum modo.

Posts no Instagram com pelo menos uma hashtag tem 12.6% mais de engajamento do que aqueles que não têm nenhuma.

Uma hashtag relevante usada em um conteúdo que não traz o mesmo contexto fará as pessoas visualizarem e irem embora sem interagir, já que as expectativas sobre o que ela encontraria não foram atendidas.

Isso tira a relevância da sua publicação para aquela hashtag, o que não irá trazer visibilidade e nem engajamento.

Não se esqueça da geolocalização

Adicionar um local para cada foto e vídeo postado no feed, bem como usar um sticker de local nos Stories, aumenta a visibilidade do seu conteúdo.

No caso dos posts no feed, toda vez que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados.

Posts com geotag tem até 79% mais engajamento comparado aos que não tem.

Nos Stories, essa função permite que a publicação seja mostrada como Stories daquele local.

Mencione outros perfis

Mencionar outros perfis é mais uma oportunidade de ganhar visibilidade e de receber interações caso a pessoa comente ou compartilhe seu conteúdo para a audiência dela.

Mas taguear um outro perfil na foto, na legenda ou nos Stories só é válido se você está realmente mencionando aquele perfil ou se quer que aquela pessoa responda algo. Do contrário, estará fazendo spam.

Então, seja criativo e faça publicações que trazem temas que outras pessoas queiram compartilhar e comentar.

Você pode, por exemplo, fazer um post no feed falando de alguma notícia atual e mencionar perfis que você gostaria que contribuíssem com a discussão. Mas lembre-se que, além de mencionar, é preciso ser claro sobre a ação que espera deles.

Publique nos melhores horários

Dicas Secretas para Aumentar o Engajamento no Instagram

Nas “Informações” do Instagram é possível verificar quais são os horários e dias da semana em que um maior número de seguidores está online. Essa informação ajuda muito a descobrir quais são os períodos em que as chances de engajamento aumentam.

Mais seguidores online, significa que mais pessoas podem ver seu conteúdo e, portanto, maior pode ser o engajamento.

Essa simples ação faz bastante diferença! E a melhor maneira de se comprometer com ela é programas posts.

É essencial criar uma comunidade

Engajamento é sobre fazer com que as pessoas reajam a seu conteúdo. Para que elas façam isso de forma constante, é preciso que elas se sintam parte daquilo, que elas tenham familiaridade com cada publicação.

Seus seguidores precisam se identificar com seu conteúdo e com os demais seguidores que estão ali. Isso gera respostas de seguidores para seguidores nos comentários e muito mais compartilhamentos.

Isso também dá liberdade para que mais pessoas comentem. Uma vez que alguém vê demais comentários na mesma linha, fica fácil ter vontade de comentar também.

Portanto, seu esforço está em gerar bom conteúdo e não em criar engajamento.

Engajamento é consequência.

Truques para incentivar as pessoas a interagirem:

Pergunte à audiência!

Os seus seguidores e até quem vai eventualmente ao seu perfil fica feliz em demonstrar que tem conhecimento, acredite!

Tanto no feed quanto nos Stories, você pode perguntar aos seguidores sobre dicas de algum lugar, quem já fez determinada coisa, quem sabe onde encontrar certa informação.

Pode testar: as pessoas respondem bastante. E isso é engajamento!

Responda às mensagens diretas e aos comentários.

Perguntas e opiniões que chegam devem ser respondidas sempre. Afinal, são ótimas oportunidades para que o usuário siga interagindo e gerando mais engajamento.

Comente nas publicações no feed e nos Stories com objetivo.

É bem importante que sua marca seja notada no Instagram. Além de usar plataformas para otimizar seu tempo e agir de forma eficiente, é preciso comentar manualmente também.

Mas essa interação precisa ter um objetivo para que consiga fazer com que o usuário engaje com seu conteúdo. A dica aqui é comentar a publicação com o objetivo de trazer pessoas e fazê-las engajar.

Reposte nos Stories conteúdo de outros perfis.

Dando os devidos créditos às publicações, repostar é uma ótima estratégia para gerar engajamento. Isso ocorre porque é algo positivo para o perfil repostado que, normalmente, interage de volta.

E lembre-se sempre de avisar ao perfil que irá repostar algo dele. Assim, essa ação não passará despercebida.

Você pode repostar conteúdo de perfis que tem coisas bacanas para o seu nicho e não são concorrentes, mas também de seguidores. Também dá para repostar o que seus seguidores publicaram usando a hashtag da sua marca.

Invista em boas imagens.

Dificilmente haverá engajamento se a sua imagem não for clara o suficiente. Ela precisa contar uma história, ser bonita, ser compreensível, gerar curiosidade, gerar sentimentos ou chamar a atenção.

O Instagram é uma rede baseada em conteúdo visual. Na maioria dos casos, a primeira impressão que temos é aquilo que vemos.

Evite imagens muito poluídas, cheias de camadas de cores e textos. Elas podem ser difíceis de compreender;

imagens de pessoas em situações que gostaríamos de viver (viagem de férias, em um excelente restaurante e afins) costumam gerar bastante engajamento;

imagens com rostos de pessoas também ajudam. Elas têm 38% mais engajamento.

O humor em publicações no feed funciona se estiver bem contextualizado com a realidade do seu público.

Escreva legendas maiores

Como contamos, o tempo que a pessoa passa com a timeline parada em um post sinaliza engajamento para o Instagram.

Algo que contribui para aumentar esse tempo são legendas maiores.

Você pode contar sobre como a imagem foi feita, passar informações, fazer análises ou o que mais seu público apreciar.

Publique vídeos no feed

Publicar vídeos no feed também colabora para que os seguidores fiquem mais tempo observando seu conteúdo.

Cuide para que o vídeo seja leve e já gere interesse logo nos primeiros segundos.

Traga informações úteis

Informações úteis são compartilháveis.

É por isso que perfis no Instagram que tem dicas de saúde, beleza, viagens e carreira fazem tanto sucesso. Eles geram informação relevante para os seguidores e, portanto, as pessoas mencionam umas às outras e repassam o conteúdo.

Boa informação significa engajamento e visibilidade juntos para seu perfil!

Para engajar seus seguidores é preciso muito mais do que seguir algumas dicas que podem fazer com que você vire o jogo e aumente as interações. Se fosse simples, ninguém mais sofreria com a falta de engajamento no Instagram.

Você precisa ter seguidores que gostem da sua marca e do seu conteúdo. Somente assim, seu perfil terá engajamento e ainda mais seguidores interessados.

E para atrair os seguidores certos é preciso que deixe claro o que tem naquele perfil. Para isso, é necessário escolher bem a imagem de perfil, a biografia do Instagram, os temas-chave que você irá trabalhar e a identidade do seu conteúdo.

É uma questão de construção da sua imagem no Instagram.

Se fizer isso de maneira errada, terá seguidores com baixo engajamento e que nunca irão realizar vendas.

Espero que aproveite essas dicas com sabedoria e salve esse post para ver mais tarde.

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Uma resposta

  1. Temos que prestar muita atenção no engajamento do nosso Instagram uma vez que é uma ferramenta de trabalho para quem trabalha com marketing digital!

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