O Pinterest é uma rede que está crescendo cada vez mais, a cada dia a rede ganha novos usuários e definitivamente não é o mesmo que começou lá em meados de 2010. A plataforma evolui e os algoritmos se tornam mais sofisticados a cada dia, o que dificulta sua manipulação.

Comecei meu primeiro blog em 2018,após um tempo usei a minha conta pessoal para transformar em uma conta profissional, eu já tinha alguns seguidores (menos de 200), porém não tinha tráfego nenhum, e ninguém consumindo meu conteúdo ainda. Em 1 ano estou com várias visualizações, tanto no pinterest quanto no Google, somando mais de 150.000 visualizações mensais, em 3 blogs ativos em nichos diferentes.

Adivinhem de onde vem meu tráfego? 90% dele vem do pinterest! Sei que não é uma boa estratégia ter meu tráfego direcionado apenas para uma plataforma, porém nenhuma outra trás o resultado que o PINTEREST trás, em poucos meses. Não passo meu tempo em nenhuma outra rede social, exceto no Pinterest, e só vou começar a fazê-lo quando estiver satisfeita com minha estabilidade de tráfego e tiver tempo para essas contas extras de mídia social.

Quando iniciei o blog, sabia que o Google levaria cerca de 6 meses para dar pelo menos alguma confiança ao meu site, então estava pronta para os meses maçantes de trabalho sem público algum. Mas vi que outros blogueiros estavam conseguindo gerar muito tráfego no Pinterest então decidi experimentá-lo… e funcionou!7

Portanto, agora tenho minha própria experiência e uma história de sucesso com o Pinterest e gostaria de compartilhar com você algumas dicas e truques que você pode achar completamente contraditórios com tudo o que leu antes. Mas funciona para mim e espero que também possa ajudá-lo a direcionar tráfego para o seu blog!

A Internet está cheia de dicas do Pinterest que você pode dar a qualquer pessoa – como usar imagens verticais e longas ou adicionar descrições a cada um dos seus pins. Se você está blogando por um tempo, provavelmente já conhece todas essas falas.

1. RICH PINS ou PINS RICOS

Se você nunca ouviu falar disso, provavelmente é novo no marketing do Pinterest. Procure fazer isso o mais rápido possível, pois pins ricos atraem mais atenção nos resultados de pesquisa do Pinterest e, consequentemente, você recebe mais curtidas, repins e tráfego no seu site. Para simplificar, os Rich Pins adicionam mais conteúdo do seu site abaixo da imagem. Existem vários tipos de pins avançados explicados pelo Pinterest , mas para a maioria dos blogueiros, o tipo de artigo é o melhor.

Existem várias maneiras de ativar pins avançados em sua conta. Vou falar aqui sobre a minha experiencia.

  1. Instale o plugin Yoast SEO para WordPress e defina em suas configurações sociais, localize a guia Facebook e clique em “Ativar” Abrir gráfico.

2. Valide seu site no Pinterest

Valide seu site no Rich Pin Validator do Pinterest, fornecendo um link para qualquer postagem em seu blog. Certifique-se de não fornecer um link para sua página principal, ela deve ser um URL de postagem no blog!

Depois que a validação for concluída e aprovada pelo Pinterest, você começará a ver sob os pins o conteúdo adicional do seu site.

Aprenda  a utilizar o canva criando conteúdos magníficos e totalmente profissionais para suas Mídias Sociais.

2. LEMBRE-SE DA REGRA 80/20? ESQUEÇA ISSO!

Esta é uma recomendação padrão de muitos gurus do Pinterest – publique cerca de 80% dos outros blogueiros e apenas 20% dos seus.

 Especialmente em grupos. Dizem que é ética, e que dão ao público a sensação de que você não está lá apenas para promover suas próprias coisas. Bem, este conselho é bom para dar e ruim para seguir. Analise as atividades desses gurus e você notará que eles publicam muito mais que 20% de seu próprio conteúdo.

Responda a si mesmo uma pergunta simples:

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O que acontece quando você fixa outros blogueiros em 80% do seu tempo? Sim! Você está direcionando tráfego para os blogs deles cerca de 80% do seu dia! Esse conselho faz algum sentido? Para mim, não, e eu sei que para muitos também não faz sentido. Isso foi uma regra que me incomodou por muito tempo.

Se eu encontrar algum conteúdo realmente de qualidade dos meus colegas blogueiros, eu o compartilho e repito. Mas, pelo amor de Deus, o que estou fazendo neste ramo se não considero meu próprio conteúdo bom o suficiente para compartilhá-lo e trazer visitantes ao meu próprio site?

Não posso dizer a você o compartilhamento exato do meu próprio conteúdo, nunca fiz isso com % de precisão. Repito minhas melhores postagens pelo menos uma vez por mês e estou sempre verificando como ficam meus painéis. Se houver apenas o meu conteúdo, ele parece muito ruim, então eu adiciono algo como 20 a 30% do conteúdo dos outros blogueiros. Nas minhas dicas do Pinterest, uma das mais importantes seria cerca de 80% do seu próprio conteúdo e apenas 20% dos outros blogueiros.

Porém, agora vem minha dica de ouro, que muitos blogueiros não dizem, ou não fazem idéia dela. Se você é apenas iniciante e seu blog não tem uma grande variedade de conteúdo, repinar as mesmas 10 postagens em um loop parecerá muito estranho, então a dica é:

3. REPITA INFOGRÁFICOS DE OUTRAS PESSOAS

Por que infográficos? 

Porque eles são tão longos e tão populares no Pinterest! Eles recebem muitas repins e farão com que suas pastas cresçam mais rapidamente. Ao mesmo tempo, eles são preferíveis porque você não envia muito tráfego para outros blogueiros. As pessoas tendem a ler infográficos no Pinterest e, portanto, nem precisam clicar no site do seu concorrente!

4. APROVEITE AS TENDÊNCIAS E AS ESTAÇÕES DO ANO

O Pinterest é muito suscetível à estação, feriado, tendências relacionadas a eventos públicos. Isso significa que você pode aumentar seus quadros seguindo essas tendências e planejando suas publicações com antecedência. Você precisa postar seu conteúdo um pouco antes; então, no horário de pico, sua postagem já terá algumas repins.

É bastante simples ver as tendências de pesquisa no Pinterest. Primeiro, a plataforma envia e-mails com essas tendências cerca de 2 a 3 vezes por mês. Basta procurar na sua caixa de entrada por “pesquisas em destaque” no Pinterest e você as verá.

A quantidade de tráfego que essas outras redes podem oferecer não chega nem perto do Pinterest. A única razão pela qual eu colocaria algum esforço nisso é que, quando você se inscreve em algumas plataformas de influência de patrocinadores, os patrocinadores preferem trabalhar com blogueiros que estabeleceram contas no Facebook, Instagram e Twitter, não apenas no Pinterest.

Se eu soubesse desde o início, o que estava fazendo, se tivesse uma instrução passo a passo para a máquina de geração de tráfego do Pinterest, como a que eu tinha na cabeça quando comecei meu segundo blog, seria capaz de crescer mais rapidamente.

5. COMO EU USO PINTEREST PARA MEUS NEGÓCIOS ONLINE

Comecei meu segundo blog em dezembro de 2019 e o novo blog receitas.ludyalmeida.com.br já atingiu 74.000 visualizações de página mensais em menos de 90 dias! E, novamente, quase todo o tráfego vem do Pinterest.

Uso todo o conhecimento que tenho sobre a plataforma, escolhi um nicho que gosto e possui um publico relevante, faço postagens toda semana, com imagens criadas no aplicativo CANVA e isso fez minha conta crescer exponencialmente.

Realmente o pinterest é uma plataforma muito eficiente e continuarei compartilhando meus conhecimentos adquiridos durante esse tempo aqui no blog. Espero que tenha ajudado.

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